Bem-vindo, visitante! [ Registe-se | Entrar

Publicar um Anúncio

Como utilizar “há” ou “a”

Uncategorized julho 6, 2016

Dicas para usar “há” ou “a”

O uso do “há” ou “a” é uma das maiores dificuldades que as pessoas têm ao escrever, leia esse artigo e aprenda de uma vez por todas.

Para marcar distanciamento no tempo ou no espaço, usa-se a preposição “a”, não a forma do verbo haver “há”. Esta indica o tempo decorrido, passado, e pode ser substituída pela forma “faz”.

É por isso que dizemos indiferentemente “Há dez anos que não se veem” ou “Faz dez anos que não se veem”.

Se não se tratar de tempo passado, o correto será usar a preposição “a”. É isso o que ocorre em construções como “A dois meses da eleição, o candidato sofreu um acidente” ou “Daqui a dois meses, haverá eleição”. Em ambos os casos, assinala-se não o tempo que já passou, mas um intervalo.

Uma construção como “a dois meses da eleição” exprime um momento anterior à eleição (esta ocorrerá dois meses depois desse momento). Ao dizermos “daqui a dois meses”, estamos estabelecendo um intervalo compreendido entre o ponto de partida e o ponto de chegada (de…a).

É comum haver confusão entre “há” e “a” quando o assunto é tempo. No caso expresso abaixo, porém, a confusão foi mais longe. Veja:

“Só que, nesse dia, por conta de um soluço geológico ocorrido milhares de quilômetros de distância…”

Aqui temos um caso claro de distância (espacial), em que só caberia usar a preposição. Se se tratasse de um “soluço geológico ocorrido há milhares de anos” (tempo), o verbo “haver” estaria corretamente empregado. A ideia, no entanto, era outra. Tratava-se de um “soluço geológico ocorrido a milhares de quilômetros”(espaço).

Veja, abaixo, a correção:

Só que, nesse dia, por conta de um soluço geológico ocorrido amilhares de quilômetros de distância

Fonte: Uol

   

4915 total de visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados