Clarice Lispector

Você está visualizando atualmente Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma das mais importantes e influentes escritoras brasileiras do século XX. Nascida na Ucrânia em 1920, veio para o Brasil com apenas dois anos de idade, fugindo da perseguição aos judeus na Europa. Viveu em Maceió e Recife, onde começou a escrever seus primeiros textos, e depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito e iniciou sua carreira literária.

Clarice Lispector se destacou pela originalidade e pela profundidade de sua obra, que explora os dramas existenciais e psicológicos de seus personagens, através de uma linguagem poética e inovadora. Seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, publicado em 1944, recebeu o prêmio Graça Aranha e causou grande impacto na crítica e no público. Clarice Lispector também escreveu contos, crônicas, literatura infantil e atuou como jornalista em diversos veículos de comunicação.

Em 1943, Clarice Lispector se casou com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos, Pedro e Paulo. Acompanhando o marido, Clarice Lispector morou em vários países, como Itália, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos. Essas experiências internacionais enriqueceram sua visão de mundo e sua produção literária. Clarice Lispector se separou do marido em 1959 e voltou a morar no Rio de Janeiro.

Clarice Lispector publicou vários romances aclamados pela crítica e pelo público, como O Lustre (1946), A Cidade Sitiada (1949), A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G.H. (1964) e Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969). Seus contos também são considerados obras-primas da literatura brasileira, como os reunidos nas coletâneas Laços de Família (1960) e Felicidade Clandestina (1971). Clarice Lispector também escreveu livros infantis, como O Mistério do Coelho Pensante (1967) e A Mulher que Matou os Peixes (1968).

Clarice Lispector morreu em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário de 57 anos, vítima de um câncer no ovário. Seu último romance, A Hora da Estrela, foi publicado pouco antes de sua morte e é considerado um dos mais importantes da literatura brasileira. Clarice Lispector deixou um legado de grande valor para a cultura nacional e mundial, sendo reconhecida como uma das maiores escritoras do século XX.

Deixe um comentário