Curupira

curupira

Olá, pessoal! Hoje eu vou falar sobre uma das lendas mais fascinantes do nosso folclore: o curupira! Vocês já ouviram falar dele? Sabem como ele é e o que ele faz? Então, vem comigo que eu vou contar tudo para vocês!

O curupira é um ser mágico que vive nas florestas e tem a missão de protegê-las dos humanos que querem destruí-las. Ele é descrito como um anão forte e ágil, com cabelos ruivos e os pés virados para trás. Isso mesmo, os pés dele são ao contrário dos nossos, e isso serve para enganar quem tenta segui-lo pelas pegadas. Quem olhar para elas vai pensar que ele foi na direção oposta!

PUBLICIDADE

Mas não é só isso que o curupira faz para confundir os invasores da mata. Ele também assobia, imita vozes, cria falsos sinais e faz as pessoas se perderem nos caminhos. Ele é muito esperto e malicioso, e não gosta de quem caça os animais ou derruba as árvores. Ele pode até matar quem faz isso, ou então raptar as crianças e devolvê-las só depois de sete anos!

O curupira é uma lenda muito antiga, que surgiu entre os povos indígenas e foi registrada pela primeira vez no século XVI pelo padre José de Anchieta. Ele é muito famoso no Norte do Brasil, principalmente no Amazonas e no Pará, mas também é conhecido em outras regiões, com algumas variações na sua aparência e no seu comportamento.

O nome curupira vem do tupi-guarani e significa “corpo de menino”. Ele tem esse nome porque parece uma criança, mas não se enganem: ele é muito poderoso e tem uma grande força física. Ele também adora fumar e beber pinga, e às vezes aceita esses presentes dos caçadores e lenhadores em troca de paz. Mas cuidado: ele pode mudar de ideia a qualquer momento!

Uma curiosidade sobre o curupira é que ele é muito curioso! Ele fica fascinado com coisas novas e diferentes, e isso pode ser uma vantagem para quem quer escapar dele. Uma dica é fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Ele vai ficar entretido tentando desfazer o nó e vai deixar a pessoa fugir.

O curupira é um personagem incrível, que nos ensina a respeitar e preservar a natureza. Ele faz parte da nossa cultura e da nossa identidade, e por isso merece ser conhecido e valorizado.

Saiba mais sobre nosso Site: https://literaturainfantil.com.br/ e veja mais dicas em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil

Um abraço e até a próxima!

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário