Livros infantis na escola

livros infantis na escola

Os livros infantis são uma ótima ferramenta para estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Eles podem ser usados na escola de diversas formas, tanto para complementar o currículo como para promover atividades lúdicas e interativas. Neste post, vamos dar algumas dicas de como usar livros infantis na escola, aproveitando seus benefícios e criando experiências enriquecedoras para os alunos.

  • Escolha livros adequados à faixa etária e ao nível de leitura dos alunos. É importante que os livros sejam adequados à idade e ao nível de leitura dos alunos, para que eles possam compreender o texto, se identificar com os personagens e se interessar pela história. Além disso, é preciso considerar os temas abordados nos livros, que devem ser relevantes e apropriados para o contexto escolar. Por exemplo, se você quer trabalhar a questão da diversidade cultural, pode escolher livros que retratem diferentes costumes, tradições e formas de vida.
  • Integre os livros ao projeto pedagógico da escola. Os livros infantis podem ser usados como recursos didáticos para abordar diferentes conteúdos e competências do currículo escolar. Por exemplo, se você quer trabalhar a linguagem oral e escrita, pode usar os livros para explorar aspectos como vocabulário, ortografia, pontuação, gêneros textuais, etc. Se você quer trabalhar a matemática, pode usar os livros para explorar conceitos como números, formas, medidas, operações, etc. Se você quer trabalhar as ciências, pode usar os livros para explorar fenômenos naturais, seres vivos, meio ambiente, etc.
  • Promova a leitura compartilhada e a discussão dos livros. Uma forma de incentivar a leitura e a compreensão dos livros é promover momentos de leitura compartilhada e de discussão dos livros na sala de aula. Você pode ler o livro em voz alta para os alunos, fazendo pausas para comentar ou perguntar sobre o que está sendo lido. Você também pode pedir que os alunos leiam o livro em grupos ou individualmente, e depois façam um debate sobre o que entenderam, gostaram ou não gostaram do livro. Essas atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades como interpretação, argumentação, crítica e criatividade.
  • Realize atividades práticas relacionadas aos livros. Outra forma de aproveitar os livros infantis na escola é realizar atividades práticas relacionadas aos livros, que envolvam diferentes áreas do conhecimento e diferentes linguagens artísticas. Por exemplo, você pode propor que os alunos façam um desenho, uma pintura, uma colagem ou uma escultura inspirados no livro. Você também pode propor que os alunos façam uma dramatização, uma música, uma dança ou uma poesia inspirados no livro. Essas atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades como expressão, imaginação, coordenação e cooperação.
  • Crie um ambiente favorável à leitura na escola. Por fim, é importante criar um ambiente favorável à leitura na escola, que desperte o interesse e o prazer dos alunos pelos livros. Você pode organizar um espaço de leitura na sala de aula ou na biblioteca da escola, com livros variados e acessíveis aos alunos. Você também pode organizar um clube de leitura na escola, onde os alunos possam trocar impressões e recomendações sobre os livros que leram. Você também pode organizar eventos de leitura na escola, como feiras de livros, contação de histórias, encontro com autores, etc.

Essas são algumas dicas de como usar livros infantis na escola, mas existem muitas outras possibilidades. O importante é que você use os livros como aliados para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, respeitando seus interesses e suas necessidades

PUBLICIDADE

Leia mais sobre o assunto em nosso site: https://literaturainfantil.com.br/ e nossa Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário