Como trabalhar livro infantil em sala de aula?

Como trabalhar livro infantil em sala de aula?

Os livros infantis são recursos pedagógicos valiosos para o desenvolvimento da leitura, da escrita, da imaginação e da criatividade das crianças. Mas como trabalhar livro infantil em sala de aula de forma efetiva e atrativa? Neste post, vamos apresentar algumas dicas e sugestões para você aproveitar ao máximo o potencial dos livros infantis na educação.

PUBLICIDADE
  1. Escolha livros adequados à faixa etária e ao nível de leitura dos alunos. Não adianta oferecer um livro muito complexo ou muito simples para os seus alunos, pois eles podem se sentir desmotivados ou entediados. Procure selecionar livros que sejam desafiadores na medida certa, que tenham uma linguagem acessível, ilustrações atraentes e temas relevantes para o público infantil.
  2. Crie um ambiente propício para a leitura. Antes de iniciar a leitura do livro, prepare a sala de aula para que os alunos se sintam acolhidos e envolvidos. Você pode decorar o espaço com objetos relacionados ao tema do livro, como cartazes, desenhos, fotos, brinquedos, etc. Também pode organizar os alunos em círculo, em grupos ou individualmente, de acordo com o objetivo da atividade. Além disso, é importante garantir um clima de silêncio e concentração durante a leitura.
  3. Explore as diferentes possibilidades de leitura. Você pode variar as formas de leitura do livro infantil em sala de aula, de acordo com o seu planejamento e a proposta pedagógica. Por exemplo, você pode fazer uma leitura compartilhada, em que você lê o livro em voz alta para os alunos, fazendo pausas para comentários e perguntas. Ou pode fazer uma leitura individual ou em dupla, em que os alunos leem o livro por conta própria ou com a ajuda de um colega. Ou ainda pode fazer uma leitura dramatizada, em que os alunos encenam o livro com gestos, vozes e expressões.
  4. Promova a interação entre os alunos e o livro. Depois da leitura do livro, é fundamental que você incentive os alunos a expressarem suas opiniões, sentimentos e interpretações sobre o texto. Você pode fazer isso por meio de rodas de conversa, debates, questionários, jogos, etc. Também é importante que você faça conexões entre o livro e a realidade dos alunos, mostrando como o texto se relaciona com as suas experiências, conhecimentos e valores.
  5. Desenvolva atividades criativas a partir do livro. Por fim, você pode propor aos alunos atividades criativas que ampliem o seu contato com o livro e estimulem o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Por exemplo, você pode pedir aos alunos que façam um resumo, uma resenha ou uma ilustração do livro. Ou que criem um novo final, um novo personagem ou uma nova cena para o texto. Ou ainda que escrevam uma carta, um poema ou uma história inspirada no livro.

Leia mais sobre Literatura Infantil em nosso Site: https://literaturainfantil.com.br/ e Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário