Como ensinar a criança a ler de forma divertida?

Como ensinar a criança ler de forma divertida ?

A leitura é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. No entanto, muitas vezes, o processo de alfabetização pode ser visto como algo tedioso, difícil ou desinteressante pelos pequenos. Como, então, estimular o gosto pela leitura desde cedo e tornar essa atividade mais prazerosa e divertida?

PUBLICIDADE

Neste post, vamos dar algumas dicas de como ensinar a criança a ler de forma divertida, usando recursos lúdicos, criativos e interativos. Confira!

  • Escolha livros adequados à idade e ao nível de leitura da criança. Não adianta oferecer um livro muito complexo ou muito simples para o seu filho, pois isso pode gerar frustração ou tédio. Procure livros que sejam adequados à faixa etária e ao estágio de aprendizagem da criança, que tenham ilustrações atrativas, textos curtos e simples, e que abordem temas do seu interesse.
  • Leia junto com a criança. A leitura compartilhada é uma ótima forma de ensinar a criança a ler de forma divertida, pois permite que você acompanhe o seu progresso, tire as suas dúvidas, faça comentários e elogios, e crie um vínculo afetivo com ela. Além disso, ao ler junto com a criança, você pode usar diferentes vozes para os personagens, fazer gestos e expressões faciais, e tornar a história mais envolvente e divertida.
  • Crie jogos e brincadeiras relacionados à leitura. Outra forma de ensinar a criança a ler de forma divertida é criar jogos e brincadeiras que estimulem o seu interesse pelas letras, palavras e textos. Por exemplo, você pode fazer um bingo de letras, um caça-palavras, um jogo da memória com palavras e imagens, um jogo de forca, um jogo de adivinhas com rimas, etc. Esses jogos ajudam a desenvolver habilidades como reconhecimento de letras, formação de palavras, compreensão de textos, vocabulário, ortografia, etc.
  • Use recursos multimídia para complementar a leitura. A tecnologia também pode ser uma aliada na hora de ensinar a criança a ler de forma divertida. Você pode usar recursos multimídia como vídeos, áudios, aplicativos, jogos digitais, etc., para complementar a leitura dos livros e ampliar o repertório cultural da criança. Por exemplo, você pode assistir a um filme ou desenho animado baseado no livro que leu com ela, ouvir uma música ou um podcast sobre o tema do livro, baixar um aplicativo que ensine as letras do alfabeto ou as sílabas das palavras, etc.
  • Incentive a criança a criar as suas próprias histórias. Por fim, uma forma de ensinar a criança a ler de forma divertida é incentivá-la a criar as suas próprias histórias, usando a sua imaginação e criatividade. Você pode pedir para ela inventar um final diferente para o livro que leu, ou criar uma continuação para a história, ou ainda criar uma história totalmente nova. Depois, você pode pedir para ela escrever ou desenhar a sua história em um papel ou em um computador, e compartilhá-la com você ou com outras pessoas.

Gostou desse artigo? Leia mais em nosso site: https://literaturainfantil.com.br/ e nossa Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário