Como achar uma editora para seu livro infantil?

como achar uma editora para seu livro infantil ?

Olá, queridos leitores! Hoje eu vou compartilhar com vocês uma dica incrível de como achar uma editora para seu livro infantil. Se você é um escritor iniciante ou já tem alguma experiência no mercado literário, sabe que publicar um livro não é uma tarefa fácil. Há muita concorrência, muita burocracia e muita rejeição. Mas não desanime! Há editoras que estão sempre em busca de novos talentos e que valorizam a criatividade, a originalidade e a qualidade dos livros infantis. Neste post, eu vou te mostrar como encontrar essas editoras e como se preparar para enviar seu original para elas.

A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar as editoras que publicam livros infantis no Brasil. Você pode usar a internet, as redes sociais, as feiras literárias, as livrarias e as bibliotecas para descobrir quais são as editoras que se encaixam no perfil do seu livro. Você também pode conversar com outros autores, ilustradores, agentes literários e profissionais do mercado editorial para obter dicas e recomendações. Faça uma lista das editoras que mais te interessam e visite os sites delas para conhecer melhor o catálogo, a linha editorial, o público-alvo e as normas de envio de originais.

PUBLICIDADE

A segunda coisa que você precisa fazer é preparar seu original com muito cuidado e capricho. Você deve revisar seu texto várias vezes, corrigindo erros de ortografia, gramática, pontuação e coerência. Você também deve formatar seu texto de acordo com as especificações da editora, como tamanho da fonte, margens, espaçamento, etc. Se o seu livro tiver ilustrações, você deve enviá-las junto com o texto ou indicar quem é o ilustrador responsável. Você também deve escrever uma carta de apresentação para a editora, explicando quem é você, qual é o seu livro, qual é o seu público-alvo e por que você escolheu aquela editora. Seja breve, claro e educado.

A terceira coisa que você precisa fazer é enviar seu original para a editora. Você pode fazer isso por e-mail ou por correio, dependendo da preferência da editora. Você deve seguir as instruções da editora e anexar todos os documentos solicitados, como cópia do RG, CPF, currículo, sinopse do livro, etc. Você deve enviar seu original para uma única editora por vez e aguardar a resposta dela antes de enviar para outra. O prazo de resposta pode variar de alguns dias a alguns meses, dependendo da demanda da editora. Seja paciente e respeitoso.

A quarta coisa que você precisa fazer é torcer muito para que seu livro seja aceito pela editora. Se isso acontecer, parabéns! Você está prestes a realizar seu sonho de publicar um livro infantil. A editora vai entrar em contato com você para negociar o contrato, os direitos autorais, a tiragem, a distribuição, a divulgação e outros detalhes da publicação. Você também vai participar do processo de edição, revisão e diagramação do seu livro, dando sua opinião e sugestões. Quando seu livro estiver pronto, você vai poder vê-lo nas livrarias, nas bibliotecas e nas mãos dos seus leitores.

Se o seu livro não for aceito pela editora, não fique triste nem desista. Isso acontece com muitos autores e não significa que o seu livro seja ruim ou que você não tenha talento. Significa apenas que o seu livro não se encaixou na proposta daquela editora naquele momento. Você pode tentar enviar seu original para outra editora ou fazer algumas alterações no seu texto para melhorá-lo. O importante é não perder a esperança nem a paixão pela escrita.

Espero que vocês tenham gostado desta dica de como achar uma editora para seu livro infantil. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários. E se vocês já publicaram ou estão tentando publicar um livro infantil, compartilhem suas experiências conosco.

Gostou desse artigo ? Veja mais em nosso site e Facebook!! Um grande abraço e até a próxima!

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário