A literatura infantil é uma forma de arte que estimula a imaginação, a criatividade e a linguagem das crianças. Além de entreter e divertir, os livros infantis podem transmitir valores, ensinar sobre o mundo e desenvolver o senso crítico dos pequenos leitores.
Mas como trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais? Como escolher os livros adequados para cada faixa etária? Como despertar o interesse e o hábito da leitura nas crianças? Essas são algumas questões que podem surgir para os educadores que desejam inserir a literatura infantil no currículo escolar.
Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e sugestões de como trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais, desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. Acompanhe!
- Educação infantil: nessa fase, as crianças estão em contato com as primeiras letras e palavras, e ainda não dominam a leitura e a escrita. Por isso, é importante escolher livros com ilustrações coloridas e expressivas, que chamem a atenção e complementem o texto. Os livros também devem ter frases curtas e simples, com rimas, repetições e onomatopeias, que facilitam a memorização e a oralidade. Alguns exemplos de livros para essa faixa etária são: Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak; A Lagarta Comilona, de Eric Carle; Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.
- Primeiro e segundo ano: nessa fase, as crianças já estão aprendendo a ler e a escrever, e podem se aventurar em textos mais longos e complexos. Os livros devem ter ilustrações que acompanhem o texto, mas também deixem espaço para a imaginação. Os livros também devem ter vocabulário variado e rico, com diálogos e narrativas envolventes. Alguns exemplos de livros para essa faixa etária são: O Menino Maluquinho, de Ziraldo; Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha; Flicts, de Ziraldo.
- Terceiro e quarto ano: nessa fase, as crianças já estão consolidando a leitura e a escrita, e podem explorar diferentes gêneros e estilos literários. Os livros devem ter ilustrações que complementem o texto, mas também estimulem a interpretação e a reflexão. Os livros também devem ter vocabulário diversificado e desafiador, com enredos e personagens que provoquem questionamentos e debates. Alguns exemplos de livros para essa faixa etária são: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga; O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira.
- Quinto ano: nessa fase, as crianças já estão preparadas para ler textos mais longos e elaborados, com diferentes pontos de vista e contextos históricos e culturais. Os livros devem ter ilustrações que ilustrem o texto, mas também ampliem o conhecimento e a visão de mundo. Os livros também devem ter vocabulário amplo e sofisticado, com tramas e personagens que abordem temas relevantes e atuais. Alguns exemplos de livros para essa faixa etária são: O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne; O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos; A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira.
Essas são algumas dicas de como trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais. É claro que cada criança tem seu próprio ritmo e gosto pela leitura, e cabe ao educador respeitar e incentivar essa diversidade. O importante é criar um ambiente lúdico e acolhedor, onde a leitura seja uma fonte de prazer e aprendizado para todos.