Incentivar a leitura para crianças autistas
A leitura é uma atividade que traz diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. No entanto, para as crianças autistas, a leitura pode ser um desafio e uma fonte de frustração, pois elas podem apresentar dificuldades de compreensão, atenção, linguagem e interação.
Por isso, é importante que os pais, educadores e terapeutas saibam como incentivar a leitura para crianças autistas de forma lúdica, adaptada e respeitosa. Neste post, vamos dar algumas dicas de como escolher os livros adequados, criar um ambiente propício e estimular o interesse e o prazer pela leitura nas crianças com autismo.
Como escolher os livros adequados para crianças autistas?
A escolha dos livros é fundamental para que a leitura seja uma experiência positiva e significativa para as crianças autistas. Alguns critérios que podem ajudar na hora de selecionar os livros são:
- O nível de desenvolvimento da criança: é preciso considerar as habilidades cognitivas, linguísticas e sociais da criança, bem como seus interesses e preferências. Por exemplo, se a criança ainda não sabe ler, é melhor optar por livros com mais imagens do que textos; se a criança tem dificuldade de compreender metáforas ou ironias, é melhor evitar livros com linguagem figurada ou humor sutil.
- O tema do livro: é importante que o livro aborde assuntos que sejam do interesse da criança ou que tenham relação com sua realidade. Por exemplo, se a criança gosta de animais, pode-se escolher livros sobre animais ou que tenham personagens animais; se a criança está passando por alguma situação específica, como mudança de escola ou nascimento de um irmão, pode-se escolher livros que tratem desses temas.
- O formato do livro: é recomendável que o livro tenha um formato que facilite a manipulação e a visualização da criança. Por exemplo, se a criança tem hipersensibilidade tátil, pode-se evitar livros com texturas ou relevos; se a criança tem hipersensibilidade visual, pode-se evitar livros com cores muito fortes ou contrastantes.
- A qualidade do livro: é essencial que o livro tenha uma boa qualidade gráfica, editorial e literária. Por exemplo, se o livro tem erros de ortografia ou gramática, pode-se prejudicar o aprendizado da criança; se o livro tem ilustrações mal feitas ou inadequadas, pode-se gerar confusão ou desinteresse na criança; se o livro tem uma história sem sentido ou sem coerência, pode-se frustrar ou aborrecer a criança.
Gostou do Artigo? Leia mais em nosso site: https://literaturainfantil.com.br/ e Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil