Livro de Presente no Dia das Crianças

Livro de Presente no Dia das Crianças

O dia das crianças está chegando e você quer fazer algo especial para os pequenos que você ama. Que tal dar um livro de presente? Um livro pode ser uma fonte de diversão, aprendizado e imaginação para as crianças, além de estimular o hábito da leitura desde cedo. Neste post, vamos te dar algumas dicas de como escolher o livro ideal para cada idade e interesse, e também sugerir alguns títulos que fazem sucesso entre a garotada.

Para escolher um livro para uma criança, é importante levar em conta alguns fatores, como o nível de leitura, o tema, o gênero, a ilustração, o formato e o tamanho. Não adianta dar um livro muito difícil ou muito fácil, muito longo ou muito curto, muito sério ou muito bobo, se isso não combinar com o perfil e o gosto da criança. O ideal é que o livro seja desafiador na medida certa, que desperte a curiosidade e a emoção, que tenha uma linguagem adequada e que seja visualmente atraente.

PUBLICIDADE

Uma forma de descobrir essas preferências é conversar com a criança sobre os livros que ela já leu ou que gostaria de ler, observar quais são os assuntos que ela se interessa, quais são os personagens que ela admira, quais são os tipos de história que ela gosta. Você também pode pedir a opinião de professores, bibliotecários, livreiros ou outros pais que tenham experiência com livros infantis.

Outra dica é pesquisar sobre os livros que estão em destaque no mercado editorial, que receberam prêmios ou que foram recomendados por especialistas. Há muitas opções de qualidade para todos os gostos e bolsos, desde clássicos da literatura infantil até lançamentos de autores nacionais e estrangeiros. Para te ajudar nessa busca, separamos alguns livros que são ótimas opções de presente para o dia das crianças:

  • Para os bebês e as crianças bem pequenas, que ainda não sabem ler, mas que adoram ouvir histórias e ver figuras coloridas, sugerimos os livros da coleção “Livro Brinquedo”, da editora Brinque-Book. São livros de pano, plástico ou papelão, com textos simples e rimados, ilustrações fofas e elementos interativos, como abas, janelas, texturas e sons. Alguns exemplos são “Onde Está o Bebê?”, “Bom Dia, Bichinhos” e “Adivinha Quem Sou?”.
  • Para as crianças que estão começando a ler sozinhas, ou que já leem com fluência, sugerimos os livros da série “Diário de um Banana”, do autor americano Jeff Kinney. São livros divertidos e irreverentes, que contam as aventuras e desventuras de Greg Heffley, um garoto comum que enfrenta os dilemas da pré-adolescência. Os livros têm um formato de diário, com textos curtos e ilustrações em quadrinhos. Alguns exemplos são “Um Romance em Quadrinhos”, “Rodrick é o Cara” e “A Gota D’Água”.
  • Para as crianças que gostam de fantasia, magia e aventura, sugerimos os livros da saga “Harry Potter”, da autora britânica J.K. Rowling. São livros envolventes e emocionantes, que narram a história de Harry Potter, um menino órfão que descobre ser um bruxo e vai estudar na escola de magia de Hogwarts. Lá ele faz amigos, inimigos e enfrenta perigos inimagináveis. Os livros têm uma linguagem rica e criativa, personagens carismáticos e cenários incríveis. Alguns exemplos são “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

Essas são apenas algumas sugestões de livros para presentear as crianças no dia das crianças. Mas lembre-se: o mais importante é escolher um livro com carinho e atenção, pensando no que a criança vai gostar e se identificar. E depois do presente dado, não se esqueça de acompanhar a leitura da criança, conversar sobre o livro, fazer perguntas, elogiar, incentivar. Assim, você estará contribuindo para o desenvolvimento e a felicidade da criança, e também para a formação de um leitor para a vida toda.

Leia mais sobre Literatura em nosso Site: https://literaturainfantil.com.br/ e nossa Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário