contação de histórias

O que é contação de Histórias?

Olá, leitores! Hoje eu quero falar sobre um assunto que me fascina e que eu acho que pode fascinar vocês também: a contação de histórias. Você sabe o que é contação de histórias? Você já ouviu ou contou alguma história para alguém? Você sabia que contar histórias é uma arte milenar que tem muitos benefícios para quem conta e para quem ouve?

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos da Literatura Infantil e um poderoso estímulo à imaginação. Ela é uma arte ou prática que consiste na transmissão de conhecimento oral, e é uma tradição muito antiga e importante para a preservação da cultura, de crenças e costumes. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.

Contar histórias é diferente de ler histórias. Quando contamos uma história, usamos a voz e o corpo para dar vida às personagens, aos cenários e aos acontecimentos da narrativa. Podemos usar também apetrechos como fantoches, objetos, músicas e sons para tornar a história mais interessante e envolvente. Contar histórias é uma forma de interagir com o público, de captar sua atenção, de provocar suas emoções e de estimular sua criatividade.

Para contar histórias, é preciso ter um repertório variado de narrativas, que podem ser de diferentes gêneros, origens e estilos. É preciso também conhecer bem a história que vai contar, saber adaptá-la ao público e ao contexto, e ter uma boa expressão corporal e vocal. Além disso, é preciso ter paixão pelas histórias e pelo ato de contar.

Contar histórias é uma atividade que pode ser feita por qualquer pessoa que goste de compartilhar narrativas com outras pessoas. Não é preciso ser um profissional ou ter um diploma para ser um contador de histórias. Mas é preciso ter dedicação, estudo e prática para se aperfeiçoar nessa arte. Há cursos, oficinas, livros e sites que podem ajudar quem quer aprender mais sobre contação de histórias.

Eu sou apaixonado por contação de histórias desde criança, quando ouvia as histórias que minha avó me contava. . Eu acho que contar histórias é uma forma de espalhar magia, alegria e sabedoria pelo mundo. E você, o que acha? Você tem alguma história favorita? Você já contou alguma história para alguém? Você gostaria de aprender mais sobre contação de histórias? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre esse assunto maravilhoso!

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário