PANDEIRINHA: UMA HOMENAGEM À LITERATURA BRASILEIRA

Você está visualizando atualmente PANDEIRINHA: UMA HOMENAGEM À LITERATURA BRASILEIRA

Você já se perguntou como surgiu a literatura brasileira? Quem foram os primeiros escritores e escritoras que deram voz à nossa cultura e à nossa identidade? Como eles e elas se inspiraram nas diferentes paisagens, povos e línguas que formam o nosso país? Essas são algumas das questões que o espetáculo Pandeirinha, do Taturana Grupo, pretende responder de forma divertida e educativa.

Pandeirinha é um menino que nasceu em 1500, junto com o Brasil, e que desde pequeno adora escrever e falar. Ele é curioso, criativo e apaixonado pelas letras. Ele inventou uma língua própria, misturando o português com as línguas indígenas, africanas, espanhola e até a inglesa. Ele também gosta de se transformar de acordo com os novos estilos literários que vão surgindo ao longo da história. Em cada um deles, ele vive uma nova aventura e conhece grandes nomes da literatura brasileira.

O espetáculo é uma homenagem ao Dia da Literatura Brasileira, que é comemorado em 1º de maio, data em que nasceu o escritor José de Alencar , considerado um dos mais importantes autores brasileiros. Ele foi o primeiro a retratar o Brasil como ele era, com seus personagens típicos, como o índio e o sertanejo. Ele também foi um dos principais representantes do romantismo brasileiro, com obras como O guarani, Iracema e Senhora.

Pandeirinha é uma oportunidade para as crianças (e também os adultos) conhecerem um pouco mais sobre a literatura brasileira, seus movimentos, suas obras e seus autores. É também um convite para se encantar com as palavras e se aventurar pelo mundo da imaginação.

O espetáculo tem duração de 60 minutos e é indicado para crianças de 7 a 14 anos. Ele será apresentado em cinco bibliotecas públicas de São Paulo, nos seguintes dias e horários:

  • Dia 3 de maio às 10h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
  • Dia 16 de maio às 14h30 – Biblioteca Vinicius de Moraes
  • Dia 17 de maio às 14h – Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
  • Dia 24 de maio às 10h – Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek
  • Dia 31 de maio às 15h – Biblioteca Ricardo Ramos

Não perca essa chance de viajar pela literatura brasileira com o Pandeirinha!

Deixe um comentário