Ícone do site Literatura Infantil

Quem ou Que: Como Usar de Forma Correta?

Ao escrever um texto, seja ele um artigo, uma redação ou uma postagem em redes sociais, muitas vezes nos deparamos com a dúvida de quando utilizar “quem” ou “que”. Essas palavras têm usos distintos, e a forma correta de aplicá-las pode fazer toda a diferença na clareza e na fluidez da comunicação. Vamos entender melhor como e quando usar “quem” ou “que”.

O Uso de “Quem”

A palavra “quem” é um pronome relativo que se refere a pessoas. Ou seja, usamos “quem” sempre que queremos falar sobre alguém, ou um grupo de pessoas. Veja alguns exemplos:

Nos exemplos acima, estamos nos referindo diretamente a uma pessoa, o que faz com que o uso de “quem” seja o mais apropriado. Vale lembrar que “quem” também é utilizado em frases interrogativas:

Aqui, estamos novamente nos referindo a pessoas específicas, por isso o uso de “quem” é obrigatório.

O Uso de “Que”

Por outro lado, “que” é um pronome relativo que pode se referir a coisas, animais ou até mesmo pessoas, mas é mais abrangente do que “quem”. Ele é utilizado para unir duas orações, trazendo sentido ao texto de forma natural. Observe os exemplos:

No primeiro exemplo, estamos falando de um livro, um objeto, e no segundo de um cachorro, um animal. “Que” funciona perfeitamente nesses casos, porque não estamos nos referindo diretamente a uma pessoa, mas sim a objetos ou animais. Além disso, “que” também é utilizado para evitar a repetição de palavras em um texto, mantendo-o mais fluido.

Como Evitar Erros Comuns

Muitas pessoas acabam confundindo os usos de “quem” e “que”, principalmente por conta da similaridade na função que desempenham como pronomes relativos. No entanto, um bom truque para evitar esse erro é sempre pensar no que você está se referindo. Se estiver falando de uma pessoa, “quem” é a escolha certa. Para coisas ou animais, “que” é mais apropriado.

Outro ponto importante é lembrar-se da concordância verbal. Quando usamos “quem”, o verbo deve concordar com a pessoa que está sendo referida, enquanto com “que”, a concordância segue o sujeito da frase anterior:

Conclusão

A escolha entre “quem” e “que” é simples quando entendemos as diferenças e aplicações de cada um. Com um pouco de prática, é possível evitar erros e garantir que o seu texto flua com clareza e precisão. Lembre-se sempre de revisar suas frases e verificar se está se referindo a pessoas ou objetos, e ajuste o pronome conforme necessário.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem essa diferença! Visite também nossa Loja Literatura Infantil para encontrar produtos incríveis para os pequenos apaixonados por leitura: Loja Literatura Infantil. E não se esqueça de nos seguir no Facebook: Página do Facebook.

Sair da versão mobile