O maior desafio para incentivar a leitura dentro da sala de aula é criar um ambiente que favoreça o interesse, a curiosidade e o prazer dos alunos pelos livros. Muitas vezes, a leitura é vista como uma obrigação ou uma tarefa, e não como uma forma de ampliar os horizontes, conhecer novas histórias e se expressar melhor. Por isso, é importante que o professor adote algumas estratégias para tornar a leitura mais atraente e significativa para os estudantes.
Algumas dessas estratégias para ajudar na literatura infantil são:
- Escolher livros adequados à faixa etária, ao nível de leitura e aos interesses dos alunos. Não adianta impor obras que eles não conseguem compreender ou que não despertam sua atenção. O ideal é oferecer uma variedade de gêneros, temas e autores, e permitir que os alunos escolham o que querem ler.
- Criar um espaço de leitura na sala de aula, com livros acessíveis, conforto e iluminação adequados. Esse espaço deve ser convidativo e estimular os alunos a pegarem os livros e folheá-los livremente, sem pressão ou cobrança.
- Estabelecer um tempo diário ou semanal para a leitura silenciosa na sala de aula. Esse tempo deve ser respeitado por todos, inclusive pelo professor, que deve dar o exemplo e ler junto com os alunos. A leitura silenciosa ajuda a desenvolver a concentração, a compreensão e o hábito de ler.
- Promover atividades de interação e reflexão sobre os livros lidos. Essas atividades podem ser individuais ou coletivas, orais ou escritas, criativas ou críticas. O importante é que os alunos tenham oportunidade de compartilhar suas impressões, sentimentos e opiniões sobre as obras, e de relacioná-las com suas experiências pessoais e com outros textos.
- Incentivar os alunos a formarem clubes de leitura, grupos de discussão ou redes sociais sobre os livros que estão lendo. Essas iniciativas podem estimular o senso de pertencimento, a troca de ideias e a descoberta de novos livros e autores.
Essas são algumas sugestões para incentivar a leitura dentro da sala de aula, mas existem muitas outras possibilidades. O importante é que o professor tenha em mente que a leitura é um direito e um prazer de todos, e que seu papel é facilitar e mediar esse processo, respeitando as diferenças e as preferências dos alunos.
Conheça nossa Página do Facebook :https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil