Foto com crianças lendo para o artigo incentivar a leitura em sala de aula

Incentivar a leitura em sala de aula

O maior desafio para incentivar a leitura dentro da sala de aula é criar um ambiente que favoreça o interesse, a curiosidade e o prazer dos alunos pelos livros. Muitas vezes, a leitura é vista como uma obrigação ou uma tarefa, e não como uma forma de ampliar os horizontes, conhecer novas histórias e se expressar melhor. Por isso, é importante que o professor adote algumas estratégias para tornar a leitura mais atraente e significativa para os estudantes.

Algumas dessas estratégias para ajudar na literatura infantil são:

  • Escolher livros adequados à faixa etária, ao nível de leitura e aos interesses dos alunos. Não adianta impor obras que eles não conseguem compreender ou que não despertam sua atenção. O ideal é oferecer uma variedade de gêneros, temas e autores, e permitir que os alunos escolham o que querem ler.
  • Criar um espaço de leitura na sala de aula, com livros acessíveis, conforto e iluminação adequados. Esse espaço deve ser convidativo e estimular os alunos a pegarem os livros e folheá-los livremente, sem pressão ou cobrança.
  • Estabelecer um tempo diário ou semanal para a leitura silenciosa na sala de aula. Esse tempo deve ser respeitado por todos, inclusive pelo professor, que deve dar o exemplo e ler junto com os alunos. A leitura silenciosa ajuda a desenvolver a concentração, a compreensão e o hábito de ler.
  • Promover atividades de interação e reflexão sobre os livros lidos. Essas atividades podem ser individuais ou coletivas, orais ou escritas, criativas ou críticas. O importante é que os alunos tenham oportunidade de compartilhar suas impressões, sentimentos e opiniões sobre as obras, e de relacioná-las com suas experiências pessoais e com outros textos.
  • Incentivar os alunos a formarem clubes de leitura, grupos de discussão ou redes sociais sobre os livros que estão lendo. Essas iniciativas podem estimular o senso de pertencimento, a troca de ideias e a descoberta de novos livros e autores.

Essas são algumas sugestões para incentivar a leitura dentro da sala de aula, mas existem muitas outras possibilidades. O importante é que o professor tenha em mente que a leitura é um direito e um prazer de todos, e que seu papel é facilitar e mediar esse processo, respeitando as diferenças e as preferências dos alunos.

Conheça nossa Página do Facebook :https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário