A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por meio dos livros, elas podem ampliar seu vocabulário, sua imaginação, sua criatividade, sua capacidade de compreensão e expressão, além de entrar em contato com diferentes culturas, valores e perspectivas.
PUBLICIDADE
Mas como explorar um livro na educação infantil de forma a estimular o interesse e o prazer pela leitura? Neste post, vamos apresentar algumas dicas e estratégias que podem ajudar os educadores a realizar essa tarefa.
- Escolha livros adequados à faixa etária e ao nível de leitura das crianças. É importante que os livros sejam atrativos, coloridos, ilustrados, com textos curtos e simples, que abordem temas do cotidiano ou da fantasia das crianças. Evite livros com muitas páginas, letras pequenas, textos complexos ou temas distantes da realidade infantil.
- Crie um ambiente propício para a leitura. Reserve um espaço na sala de aula ou na biblioteca que seja confortável, silencioso, iluminado e organizado, onde as crianças possam manusear os livros com cuidado e atenção. Disponha os livros em estantes ou caixas, de forma que as capas fiquem visíveis e acessíveis. Incentive as crianças a escolherem os livros que querem ler ou ouvir.
- Leia em voz alta para as crianças. A leitura em voz alta é uma forma de despertar o interesse e a curiosidade das crianças pelos livros, além de favorecer a interação e o diálogo entre elas. Antes de ler, apresente o título, o autor, o ilustrador e a editora do livro, e faça perguntas sobre o que elas esperam da história. Durante a leitura, module a voz, faça gestos e expressões faciais, e envolva as crianças na narrativa. Depois da leitura, converse com elas sobre o que entenderam, o que gostaram, o que não gostaram, o que aprenderam e o que sentiram com a história.
- Explore as diferentes linguagens do livro. Um livro não é feito apenas de texto, mas também de imagens, cores, formas, sons e símbolos. Por isso, é importante explorar as diferentes linguagens do livro com as crianças, estimulando-as a observar, descrever, interpretar, comparar e criar a partir delas. Por exemplo, você pode pedir para as crianças identificarem os personagens, os cenários, as ações e os sentimentos representados nas ilustrações; ou para criarem sons e músicas relacionados à história; ou para recontarem a história usando desenhos, colagens ou dramatizações.
- Relacione o livro com outras áreas do conhecimento. Um livro pode ser um ponto de partida para trabalhar outros conteúdos e habilidades com as crianças, como matemática, ciências, artes, ética e cidadania. Por exemplo, você pode usar um livro sobre animais para ensinar sobre as características, os hábitos e os habitats de cada espécie; ou um livro sobre festas populares para ensinar sobre as tradições, os costumes e a diversidade cultural do Brasil; ou um livro sobre valores para ensinar sobre o respeito, a cooperação e a solidariedade entre as pessoas.
Gostou do artigo? Leia mais em nosso Site: https://literaturainfantil.com.br/ e nossa Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil !!