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Dicas de aula para uma criança com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta cerca de 5% das crianças no mundo. Essas crianças apresentam dificuldades para se concentrar, se organizar, seguir instruções e controlar impulsos. Esses desafios podem prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento escolar dos alunos com TDAH.

Por isso, é importante que os professores conheçam algumas estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH de forma eficaz e inclusiva. Neste artigo, vamos apresentar 10 dicas de aula para uma criança com TDH que podem ajudar a melhorar o desempenho e a motivação desses estudantes.

  1. Variar a rotina de ensino: Alunos com TDAH tendem a se dispersar e se entediar muito rápido. Por isso, é recomendável variar as atividades, os recursos e os métodos de ensino. Por exemplo, usar vídeos, jogos, músicas, experimentos, debates, etc. Além disso, é importante alternar momentos de trabalho individual, em dupla ou em grupo.
  2. Incentivar a prática e repetição: Essas crianças podem ter dificuldade para memorizar sequências, além de se desorganizarem com muita facilidade. Por isso, é importante reforçar os conteúdos através de exercícios práticos e repetitivos. Por exemplo, usar cartões, fichas, mapas mentais, etc.
  3. Passar uma instrução por vez: Como a atenção e a concentração são afetadas no TDAH, é essencial passar as orientações de forma clara e simples. É recomendável dar uma instrução por vez, fazendo contato visual com o aluno e pedindo que ele repita o que entendeu. Além disso, é bom escrever as instruções no quadro ou em um papel para que o aluno possa consultar sempre que precisar.
  4. Aplicar o reforço positivo: O reforço positivo é uma estratégia que visa aumentar a frequência de um comportamento desejado através de elogios, incentivos ou recompensas. Essa técnica é muito eficaz para motivar os alunos com TDAH, que muitas vezes sofrem com baixa autoestima e frustração. Por isso, é importante reconhecer os esforços, as conquistas e as habilidades desses alunos.
  5. Manter uma boa comunicação com a família: A família é um agente fundamental no processo educativo dos alunos com TDAH. Por isso, é importante manter uma comunicação frequente e colaborativa com os pais ou responsáveis desses alunos. É preciso informar sobre o desempenho acadêmico, o comportamento em sala de aula e as dificuldades encontradas. Além disso, é preciso orientar sobre as estratégias que podem ser usadas em casa para apoiar o aprendizado dos filhos.
  6. Lugar estratégico: Acomode o aluno longe de distrações (como janelas/portas). Escolha lugares perto de outros alunos que possam dar bons exemplos e até ajudá-lo. O lugar também deve ser próximo da mesa do professor.
  7. Abuse de recursos: Use gráficos, planilhas, imagens, listas e cores diferentes para ensinar as matérias. Esses recursos ajudam a chamar a atenção dos alunos com TDAH e facilitam a compreensão e a memorização dos conteúdos.
  8. Adequação das avaliações: Se for possível, dê provas e testes desmembrados e com poucas questões. Evite questões com mais de um item. Alunos com TDAH tendem a responder somente o primeiro item.
  9. Combine sinais com o aluno: Crie sinais para se comunicar com o aluno sobre os comportamentos esperados, por exemplo, prestar atenção na matéria, fazer a tarefa proposta, etc. Pode ser um sinal com a mão, um toque no ombro, etc. Se precisar chamar a atenção, faça isso em particular, jamais na frente dos outros alunos.
  10. Respeite o ritmo do aluno: Cada aluno tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem. Por isso, respeite as diferenças e as necessidades dos alunos com TDAH. Não os compare com os outros nem os rotule como preguiçosos ou desinteressados. Procure adaptar as atividades ao nível de cada um e oferecer apoio extra quando necessário.

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