Folclore no Brasil

Folclore no Brasil

O folclore é um conjunto de tradições, lendas, costumes e saberes populares que são transmitidos de geração em geração. O folclore é uma forma de expressão cultural que reflete a identidade, a diversidade e a criatividade de um povo. No Brasil, o folclore é muito rico e variado, pois recebeu influências de diferentes povos, como os indígenas, os africanos e os europeus.

O mês de agosto é considerado o mês do folclore no Brasil, pois no dia 22 se comemora o Dia do Folclore Nacional. Essa data foi instituída em 1965 pelo Congresso Nacional, com o objetivo de valorizar e preservar as manifestações folclóricas brasileiras. O dia 22 foi escolhido em homenagem ao folclorista João Ribeiro, que nasceu nesse dia em 1860.

A literatura infantil é um importante meio de divulgação e preservação do folclore, pois através dos livros as crianças podem conhecer e se encantar com as histórias, os personagens, as lendas e os mitos que fazem parte da cultura popular. Além disso, a literatura infantil estimula a imaginação, a criatividade, a linguagem e o senso crítico das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Existem muitos autores brasileiros que se inspiraram no folclore para criar obras literárias voltadas para o público infantil. Alguns exemplos são Monteiro Lobato, com o seu clássico “Sítio do Picapau Amarelo”, onde os personagens vivem aventuras com figuras folclóricas como o Saci, a Cuca e o Curupira; Ana Maria Machado, com o livro “Bisa Bia, Bisa Bel”, que aborda temas como a memória, a ancestralidade e as lendas indígenas; Ziraldo, com o livro “Flicts”, que conta a história de uma cor diferente e excluída que busca o seu lugar no mundo; e Ruth Rocha, com o livro “O Reizinho Mandão”, que narra as peripécias de um rei tirano que é desafiado por um sábio.

O folclore é um patrimônio cultural que deve ser valorizado e respeitado por todos. A literatura infantil é uma forma de aproximar as crianças desse universo mágico e fascinante, despertando nelas o interesse pela leitura e pela cultura brasileira.

Visitem nossa Página no Facebook!!!

Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

Deixe um comentário