Marina Colasanti

Você está visualizando atualmente Marina Colasanti

Marina Colasanti é uma escritora, jornalista e tradutora ítalo-brasileira que nasceu em 1937 na Eritreia, na África. Ela é autora de mais de 70 obras para crianças e adultos, entre poesias, contos, ensaios e crônicas. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre sua biografia, sua carreira e suas principais obras.

Marina Colasanti viveu parte da sua infância na Líbia e na Itália, onde presenciou os últimos anos da Segunda Guerra Mundial. Em 1948, ela e sua família se mudaram para o Brasil, instalando-se no Rio de Janeiro. Lá, ela se formou em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes e começou a trabalhar como jornalista no Jornal do Brasil, em 1962.

Além de escrever para diversos jornais e revistas, Marina Colasanti também atuou na televisão como entrevistadora e apresentadora de programas culturais. Ela se casou com o escritor Affonso Romano de Sant’Anna em 1971 e juntos têm duas filhas.

Marina Colasanti publicou seu primeiro livro em 1968, chamado Eu Sozinha. Desde então, ela já lançou mais de 50 títulos no Brasil e no exterior, sendo uma das mais premiadas escritoras brasileiras. Ela recebeu vários prêmios Jabuti, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura e o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outros.

As obras de Marina Colasanti são marcadas pelo protagonismo feminino, pelo realismo fantástico, pela crítica social e pelos elementos dos contos de fadas. Ela escreve sobre temas como amor, solidão, liberdade, violência, identidade e memória. Alguns de seus livros mais conhecidos são: Entre a Espada e a Rosa (1992), Ana Z., Aonde Vai Você? (1993), Eu Sei Mas Não Devia (1996), Passageira em Trânsito (2009) e Breve História de um Pequeno Amor (2013).

Além de escritora, Marina Colasanti também é tradutora de importantes obras da literatura universal, como As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, A Pequena Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll e Imagine, de John Lennon.

Marina Colasanti é uma escritora que faz parte da literatura brasileira contemporânea e que tem uma voz própria e original. Suas obras encantam leitores de todas as idades e provocam reflexões sobre a vida e o mundo.

Deixe um comentário