A leitura na educação infantil é uma prática fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo e social das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da leitura e estabelece direitos de aprendizagem e campos de experiência que orientam os educadores nesse sentido.
Segundo a BNCC, as crianças têm direito a conviver com diferentes textos e gêneros literários, orais e escritos, em diferentes suportes e mídias, desde a primeira infância. Além disso, elas têm direito a participar de situações de escuta e produção de narrativas, expressando-se por meio de diferentes linguagens.
A BNCC também define cinco campos de experiência que devem ser explorados na educação infantil: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Esses campos são interdisciplinares e permitem que as crianças vivenciem diversas situações de aprendizagem relacionadas à leitura.
Algumas das possibilidades de leitura na educação infantil são:
- Contar histórias para as crianças, utilizando livros ilustrados, fantoches, objetos ou gestos;
- Incentivar as crianças a recontar histórias que já conhecem ou a criar suas próprias narrativas;
- Proporcionar momentos de leitura compartilhada, em que as crianças possam manusear os livros, observar as imagens, fazer perguntas ou comentários;
- Criar um ambiente leitor na sala de aula, disponibilizando livros de diferentes gêneros e temas, organizando um cantinho da leitura ou uma biblioteca itinerante;
- Explorar diferentes suportes e mídias para a leitura, como jornais, revistas, cartazes, outdoors, vídeos, áudios ou jogos digitais;
- Promover rodas de conversa sobre as leituras realizadas, estimulando a troca de opiniões, sentimentos e interpretações;
- Realizar projetos de leitura que envolvam a família ou a comunidade escolar, como feiras literárias, saraus, exposições ou apresentações.
A leitura na educação infantil é uma forma de ampliar o repertório cultural das crianças, desenvolver sua criatividade e imaginação, estimular seu pensamento crítico e reflexivo, fortalecer sua identidade e autonomia, favorecer sua comunicação e interação social e prepará-las para os desafios da vida escolar e cidadã.
Leia mais em nosso site: https://literaturainfantil.com.br/ e Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil