O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a leitura na educação infantil?

O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a leitura na educação infantil?

A leitura na educação infantil é uma prática fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo e social das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da leitura e estabelece direitos de aprendizagem e campos de experiência que orientam os educadores nesse sentido.

Segundo a BNCC, as crianças têm direito a conviver com diferentes textos e gêneros literários, orais e escritos, em diferentes suportes e mídias, desde a primeira infância. Além disso, elas têm direito a participar de situações de escuta e produção de narrativas, expressando-se por meio de diferentes linguagens.

A BNCC também define cinco campos de experiência que devem ser explorados na educação infantil: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Esses campos são interdisciplinares e permitem que as crianças vivenciem diversas situações de aprendizagem relacionadas à leitura.

Algumas das possibilidades de leitura na educação infantil são:

  • Contar histórias para as crianças, utilizando livros ilustrados, fantoches, objetos ou gestos;
  • Incentivar as crianças a recontar histórias que já conhecem ou a criar suas próprias narrativas;
  • Proporcionar momentos de leitura compartilhada, em que as crianças possam manusear os livros, observar as imagens, fazer perguntas ou comentários;
  • Criar um ambiente leitor na sala de aula, disponibilizando livros de diferentes gêneros e temas, organizando um cantinho da leitura ou uma biblioteca itinerante;
  • Explorar diferentes suportes e mídias para a leitura, como jornais, revistas, cartazes, outdoors, vídeos, áudios ou jogos digitais;
  • Promover rodas de conversa sobre as leituras realizadas, estimulando a troca de opiniões, sentimentos e interpretações;
  • Realizar projetos de leitura que envolvam a família ou a comunidade escolar, como feiras literárias, saraus, exposições ou apresentações.

A leitura na educação infantil é uma forma de ampliar o repertório cultural das crianças, desenvolver sua criatividade e imaginação, estimular seu pensamento crítico e reflexivo, fortalecer sua identidade e autonomia, favorecer sua comunicação e interação social e prepará-las para os desafios da vida escolar e cidadã.

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Igor Collaro

A experiência de Igor Collaro começa em 2010 quando ele juntamente com sua família montaram uma Livraria e Café no bairro da Mooca que contava com os melhores livros infantis e com contação de Histórias gratuitas para o público da região. A Livraria Infelizmente fechou, mas Igor Collaro não desistiu de sua missão de incentivo à leitura e no mesmo ano ele escreveu seu Primeiro Livro “A Princesa Gigica Canjica No Mundo Perdido dos Livros” e através de sua obra veio seu primeiro Prêmio, foi o Troféu Literarte de Melhor Livro Infantil de 2012 concedido pela Academia de Artes de Goiás Velho. A ideia da Página Literatura Infantil veio no mesmo ano do lançamento de seu livro e o crescimento do Facebook no Brasil. O autor percebeu uma possibilidade gratuita de continuar incentivando à leitura através das Redes Sociais. Depois disso vieram outros reconhecimentos: Integrante da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE , Vitória/ESe Goiás Velho/GO e Academias de Letras do Brasil (seccional de Araraquara/SP); Prêmio Latino Americano de Excelência na Literatura dado pela Academia de Letras de Rosário na Argentina todos reconhecimentos vieram principalmente pelo reconhecimento de seu trabalho nas redes sociais. Igor Collaro adquiriu paixão pela Contação de Histórias e desenvolveu um curso na área para quem quer aprender mais sobre o assunto. O lançamento de 2020 da Página Literatura Infantil que foi seu Site que contará com um Blog de notícias.

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