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O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a leitura na educação infantil?

O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a leitura na educação infantil?

A leitura na educação infantil é uma prática fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo e social das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da leitura e estabelece direitos de aprendizagem e campos de experiência que orientam os educadores nesse sentido.

Segundo a BNCC, as crianças têm direito a conviver com diferentes textos e gêneros literários, orais e escritos, em diferentes suportes e mídias, desde a primeira infância. Além disso, elas têm direito a participar de situações de escuta e produção de narrativas, expressando-se por meio de diferentes linguagens.

A BNCC também define cinco campos de experiência que devem ser explorados na educação infantil: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Esses campos são interdisciplinares e permitem que as crianças vivenciem diversas situações de aprendizagem relacionadas à leitura.

Algumas das possibilidades de leitura na educação infantil são:

A leitura na educação infantil é uma forma de ampliar o repertório cultural das crianças, desenvolver sua criatividade e imaginação, estimular seu pensamento crítico e reflexivo, fortalecer sua identidade e autonomia, favorecer sua comunicação e interação social e prepará-las para os desafios da vida escolar e cidadã.

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