O conceito de literatura infantil é um tema que gera muitas discussões entre estudiosos, educadores e escritores. Afinal, o que define uma obra como sendo destinada ao público infantil? Quais são os critérios, as características e as funções da literatura infantil?
Uma possível definição de literatura infantil é aquela que considera a intenção do autor, ou seja, a obra é infantil quando o escritor tem como objetivo comunicar-se com as crianças, levando em conta suas especificidades, interesses e necessidades. Nesse sentido, a literatura infantil seria um gênero literário que se diferencia dos demais pela forma como se relaciona com o leitor.
Outra possível definição de literatura infantil é aquela que considera a recepção do leitor, ou seja, a obra é infantil quando as crianças se identificam com ela, independentemente da intenção do autor. Nesse caso, a literatura infantil seria uma categoria de leitura que se constrói na interação entre o texto e o leitor.
Há ainda uma terceira possível definição de literatura infantil, que é aquela que considera a mediação do adulto, ou seja, a obra é infantil quando é selecionada, indicada ou apresentada pelo adulto para as crianças, seja na escola, na família ou em outros espaços. Nessa perspectiva, a literatura infantil seria uma prática social que envolve diferentes agentes e contextos.
Essas três definições não são excludentes, mas complementares. Elas mostram que o conceito de literatura infantil é complexo e dinâmico, pois depende de vários fatores que podem variar ao longo do tempo e da história. O importante é reconhecer que a literatura infantil é uma forma de arte que expressa a imaginação, a criatividade e a sensibilidade das crianças e dos adultos que se comunicam com elas.
Gostou desse artigo? Leia mais em nosso site: https://literaturainfantil.com.br/ e Página do Facebook: https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil