Primeiro Livro Infantil Brasileiro

primeiro livro infantil

Você sabe qual foi o primeiro livro infantil brasileiro? Essa é uma pergunta que pode ter mais de uma resposta, dependendo do critério que usarmos. Neste post, vamos explorar um pouco da história da literatura infantil no Brasil e conhecer alguns dos autores e obras que marcaram esse gênero.

Uma possível forma de responder à pergunta é considerar os livros traduzidos e adaptados de clássicos da literatura mundial para o público infantojuvenil. Nesse caso, o primeiro a publicar um livro infantil no Brasil foi o teuto-brasileiro Carlos Jansen, professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, que em 1876 lançou a obra As mil e uma noites. Depois dele, vieram outras adaptações de obras como Dom Quixote e Robinson Crusoé.

PUBLICIDADE

Outra forma de responder à pergunta é considerar os livros originais escritos por autores brasileiros para as crianças. Nesse caso, o primeiro a se destacar foi Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira e um dos primeiros autores de literatura infantil de toda a América Latina. Em 1920, ele publicou seu primeiro livro infantil, Reinações de Narizinho, que deu origem à sua obra mais famosa: Sítio do Picapau Amarelo. Monteiro Lobato criou personagens inesquecíveis como Emília, Pedrinho, Dona Benta e Visconde de Sabugosa, que misturavam fantasia e realidade em histórias cheias de aventura e humor.

Depois de Monteiro Lobato, muitos outros autores brasileiros se dedicaram à literatura infantil, cada um com seu estilo e sua temática. Alguns dos mais importantes são:

  • Cecília Meireles, que em 1939 publicou Ou isto ou aquilo, uma coletânea de poemas que brincam com as palavras e os sons da língua portuguesa.
  • José Mauro de Vasconcelos, que em 1968 publicou Meu pé de laranja lima, um romance autobiográfico que narra a infância pobre e sofrida de Zezé, um menino que encontra consolo em seu pé de laranja lima.
  • Ziraldo, que em 1980 publicou O menino maluquinho, um livro ilustrado que conta as peripécias de um menino alegre e criativo que vive em uma família divertida.
  • Ana Maria Machado, que em 1982 publicou Bisa Bia, Bisa Bel, um livro que aborda a relação entre passado e presente por meio da história de Isabel, uma menina que conversa com sua bisavó Bia e sua neta Bel.
  • Ruth Rocha, que em 1986 publicou Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias, um livro que retrata o cotidiano de crianças da classe média urbana brasileira, com seus conflitos, descobertas e brincadeiras.

Esses são apenas alguns exemplos de autores e livros que fizeram parte da literatura infantil brasileira ao longo do tempo. Há muitos outros que merecem ser lidos e apreciados por crianças e adultos. A literatura infantil brasileira é rica em diversidade, criatividade e qualidade, e contribui para a formação cultural e educacional das novas gerações.

Quer saber mais sobre Literatura Infantil ? Conheça nossa página de Literatura Infantil no Facebook!

Deixe um comentário