Você está visualizando atualmente Mario Quintana

Mario Quintana

Biografia Mario Quintana

Mário de Miranda Quintana foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX, além de tradutor e jornalista. Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906, ele iniciou sua carreira literária na adolescência, publicando seus primeiros versos na revista do Colégio Militar de Porto Alegre, onde estudou.

Quintana trabalhou em diversos jornais e revistas, como O Estado do Rio Grande, Diário de Notícias, Revista do Globo e Correio do Povo. Também atuou como tradutor de obras de autores consagrados, como Marcel Proust, Virginia Woolf, Voltaire e Balzac. Sua primeira obra publicada foi A Rua dos Cataventos, em 1940, que reúne sonetos de linguagem simples e musical.

O poeta ficou conhecido como o “poeta das coisas simples”, pois abordava temas como o amor, o tempo, a natureza, a infância e a morte com sensibilidade e humor. Sua poesia é marcada pela síntese, pela ironia e pela metalinguagem. Entre suas obras mais famosas estão Canções (1945), Sapato Florido (1947), Espelho Mágico (1951), Poesias (1962) e Esconderijos do Tempo (1980).

Quintana recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua vida, como o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1980, e o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano, em 1981. Ele nunca se casou nem teve filhos, e viveu grande parte de sua vida em hotéis. Um deles, o Hotel Majestic, em Porto Alegre, foi transformado na Casa de Cultura Mario Quintana, um centro cultural dedicado à sua obra.

Mário Quintana faleceu em Porto Alegre, no dia 5 de maio de 1994, aos 87 anos, deixando um legado poético que encanta gerações de leitores.

Deixe um comentário