Tatiana-Belinky

Tatiana Belinky

Você já ouviu falar de Tatiana Belinky? Ela foi uma escritora de literatura infanto-juvenil, roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica-pau Amarelo. Neste post, vamos contar um pouco sobre sua vida e sua obra, e mostrar como ela contribuiu para a cultura brasileira.

Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919. Com pouco mais de um ano, seus pais resolveram voltar para Riga, capital da Letônia, terra natal da família. Desde pequena assistia a peças infantis com os pais e gostava de brincar de teatro. Fugindo da guerra civil na então União Soviética, sua família veio para o Brasil em setembro de 1929, fixando residência em São Paulo. Durante a infância Tatiana aprendeu a falar letão, russo, alemão e iídiche. Depois aprendeu inglês e português .

Tatiana estudou no colégio Presbiteriano Mackenzie e depois ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas não concluiu o curso. Em 1940 casou-se com o médico e educador Júlio Gouveia, com quem teve dois filhos. O casal montou o grupo “Teatro Escola de São Paulo” (TESP) e começou a fazer apresentações em diversos teatros da capital, com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Em 1951 o grupo foi convidado para se apresentar na TV Paulista e no ano seguinte foram convidados para a TV Tupi .

Na TV Tupi, Tatiana Belinky foi a responsável pelo roteiro do programa “Fábulas Animadas”, adaptando as histórias de Monteiro Lobato. Em seguida, passou a fazer o roteiro do O Sítio do Pica-pau Amarelo, com histórias semanas, totalizando 350 episódios. Tatiana Belinky foi a responsável pela popularização da obra de Monteiro Lobato, adaptou também a “A Pílula Falante” e “O Casamento de Emília”, com grande sucesso. Tatiana fez também roteiros para o programa “Teatro da Juventude”.

Ao deixar a televisão, Tatiana Belinky passou a ser a responsável pela organização do setor infanto-juvenil da Comissão Estadual de Teatro. Durante sete anos, escreveu para colunas semanais sobre teatro e literatura infantil para vários jornais de São Paulo. Em 1984, publicou “Teatro da Juventude”, que reúne suas adaptações para o teatro.

Tatiana Belinky também se dedicou à escrita de livros infantis e juvenis, sendo autora, tradutora e adaptadora de mais de 250 livros voltados para este público. Entre suas obras mais conhecidas estão “Limeriques”, “Aventuras de Pinóquio”, “O Grande Rabanete”, “O Caso do Bolinho”, “A Bruxinha Atrapalhada” e “O Menino que Aprendeu a Ver”. Tatiana Belinky recebeu vários prêmios por sua obra literária, entre eles o Prêmio Jabuti, o Prêmio APCA e o Prêmio Monteiro Lobato.

Tatiana Belinky morreu em São Paulo, no dia 15 de junho de 2013, aos 94 anos. Ela deixou um legado de criatividade, humor e sensibilidade para as crianças e os adultos que leram seus livros ou assistiram suas peças e programas. Tatiana Belinky foi uma escritora que soube valorizar a cultura brasileira e a língua portuguesa, sem esquecer suas raízes russas e letãs. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo, que lutou por seus ideais e realizou seus sonhos.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre Tatiana Belinky, uma das maiores escritoras infanto-juvenis do Brasil. Se você quer saber mais sobre sua vida e sua obra, visite os sites abaixo:

: https://www.ebiografia.com/tatiana_belinky/
: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tatiana_Belinky

Deixe um comentário